Tirar a CNH (Carteira nacional de Habilitação) é um momento especial para muitas pessoas, e para que isso seja possível e necessário ser aprovado em uma série de testes, são eles:

  • Exame psicotécnico: Nessa etapa o aluno passara por uma prova para testar se o mesmo está preparado mentalmente e psicologicamente para sentar atrás de uma direção e conduzir qualquer tipo de veículo automotor;
  • Aulas teóricas: Após o exame psicotécnico (caso aprovado) o aluno estará apto a dar continuidade em sua CNH assim iniciando as aulas teóricas, na mesma o aluno irá aprender os sinais de transito, respeitar pedestres, as leis de transito e as multas que são aplicadas caso seja desrespeitada, até a pontuação que será penalizada em sua futura habilitação caso isso ocorra.
  • Prova Teórica: Após todas a noção de trânsito, sinais, placas e etc. O candidato irá ser avaliado em mais uma prova, dessa vez a prova teórica. Nessa o mesmo irá responder 30 questões de múltipla escolha onde apenas uma resposta e a correta, essa prova irá testar se o aluno absorveu mesmo os conhecimentos passados em aula.

É recomendado antes de ir para esta avaliação resolver alguns simulados online que seja, para realmente testar ser você está preparado para responder ao menos 21 questões corretas das 30 que serão propostas na prova. Essas questões podem não ser as mesmas da prova física, realizada no Detran, porem certamente irá ajudar você ficar mais confiante e estudar para esse momento.

Indica-se também no dia anterior da prova dar uma revisada no conteúdo e ter uma boa noite de sono, no dia da prova certifique-se de levar canetas das cores, azul ou preta, e também uma garrafinha de agua caso sinta cede durante o processo. Não esquece de levar um documento com foto, esse não pode estar danificado, no caso de identidades, elas não podem estar abertas e nem com a plastificação aberta.

Caso você não tenha condições de efetuar o pagamento para tirar sua CNH, o qual é bastante alto, poderá contar com o programa CNH Social 2024 oferecido pelo Detran de alguns estados, como: RS, RJ, SP, BA, MG, ES, PB, entre outros. Verifique junto ao Detran da sua região se esse benefício está disponível a você.

Aulas Práticas

Nas aulas práticas você finalmente pegara no volante do um automóvel ou pilotara uma moto, isso claro, se você atingiu o número mínimo de acertos na prova teórica (esse número e de 21 perguntas de 30, um número relativamente fácil para quem realmente estudou).

O Aluno percorrera várias ruas de sua cidade, fazendo as mais diversas manobras, que são simples para motoristas já habilitados e experientes, convenções a esquerda e direita, arrancar e parar em sinaleiras, em ruas inclinadas, troca de marcha sem dar tranco no veículo e a tão temida baliza, onde o indivíduo simula estacionar o veículo da auto escola entre outros 2 veículos, para realizar essa tarefa ele tem um tempo pré-estipulado pelo seus instrutor.

Prova Pratica

Quem irá avaliar o aluno não será seu professor, o mesmo só apenas irá lhe informar se você está apto ou não a realizar a prova, independente de sim ou não o aluno tem o direto de escolher entre fazer mais aulas (práticas nesse caso) ou ir pra a provar de qualquer forma.

No dia da prova um fiscal do órgão irá lhe, esse irá de carona no veículo e no percurso irá solicitar as mais diversas manobras, conversões e também avaliar seu desempenho na baliza.

O candidato pode perder no máximo 3 pontos nesse processo, caso contrário o mesmo será forçado fazer novamente a prova, e pagar um valor consideravelmente baixo, para realizar novamente o processo.

Deixe um comentário