Como funciona o ENCCEJA

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o objetivo de certificar jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada.

O exame abrange os níveis de ensino fundamental e médio, e é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam obter o diploma e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O que é o ENCCEJA

O ENCCEJA é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como finalidade oferecer uma segunda chance para pessoas que não concluíram seus estudos na idade ideal. O exame é gratuito e aplicado em todo o território nacional, além de diversos países que possuem acordos de cooperação com o Brasil.

O ENCCEJA 2024 é especialmente importante, pois marca o início de uma nova década, e muitas pessoas têm como meta conquistar o diploma de ensino fundamental ou médio. Para se preparar para o exame, é fundamental conhecer como funciona o ENCCEJA 2024 e quais são as etapas necessárias para participar e obter a certificação.

Como participar do ENCCEJA

Para participar do ENCCEJA, é necessário atender aos requisitos de idade mínima para cada nível de ensino. Para o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos até a data da prova. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos até a data da prova.

A inscrição para o ENCCEJA é realizada exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do INEP. Durante o período de inscrições, os candidatos devem preencher um formulário com seus dados pessoais, escolher o nível de ensino desejado e indicar a cidade onde desejam realizar a prova. É importante ficar atento ao prazo de inscrição, que costuma ser divulgado com antecedência pelo INEP.

Após a inscrição, o candidato precisa acompanhar as informações divulgadas pelo INEP, como a divulgação do local de prova e a data do exame. É fundamental estar atento a essas informações para evitar imprevistos e se preparar adequadamente para a realização da prova.

O que cai na prova do ENCCEJA

A prova do ENCCEJA é composta por quatro áreas de conhecimento, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. São elas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias.

Cada área de conhecimento possui 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação do ENCCEJA 2024. Para obter a certificação, é necessário alcançar a pontuação mínima exigida em cada área de conhecimento. Para o ensino fundamental, a pontuação mínima é de 100 pontos em cada área.

Já para o ensino médio, a pontuação mínima é de 100 pontos em cada área e 5 pontos na redação.

É importante destacar que o ENCCEJA é uma prova baseada nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação, ou seja, o conteúdo cobrado está de acordo com o que é ensinado nas escolas. Portanto, é fundamental estudar e se preparar adequadamente para obter um bom desempenho.

Como se preparar para o ENCCEJA

Existem diversas formas de se preparar para o ENCCEJA e garantir um bom desempenho na prova. Uma opção é buscar materiais de estudo disponíveis na internet, como videoaulas, apostilas e exercícios.

Além disso, é possível participar de cursos preparatórios presenciais ou online, que oferecem orientação especializada e simulados para ajudar na preparação para o exame.

Consulta do resultado do ENCCEJA

Após a realização da prova, o INEP divulga os resultados do ENCCEJA em seu site oficial. Os candidatos podem consultar individualmente sua pontuação e verificar se atingiram a nota mínima em cada área de conhecimento.

Caso o candidato não alcance a pontuação mínima em alguma área, ele poderá repetir apenas a prova dessa área no próximo exame, sem precisar refazer todas as outras.

Para consultar o resultado do ENCCEJA, é necessário acessar o site do INEP e informar o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.

É importante lembrar que o resultado do ENCCEJA é válido como certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio, reconhecido em todo o território nacional.

O ENCCEJA é uma excelente oportunidade para jovens e adultos que desejam obter o diploma de ensino fundamental ou médio.

Através desse exame, é possível conquistar a certificação e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

É importante conhecer o funcionamento do ENCCEJA, se preparar adequadamente e acompanhar as informações divulgadas pelo INEP para garantir o sucesso na prova.

Quantas vezes eu posso fazer o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma que permite o ingresso em instituições públicas de ensino superior do Brasil por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos estudantes se questionam quantas vezes é possível participar do SiSU, buscando informações sobre essa possibilidade. Neste artigo, vamos esclarecer essa dúvida com base nas regras estabelecidas pelo programa.

Entendendo o funcionamento do SiSU

O SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e que utiliza a nota do Enem como critério principal para a seleção dos candidatos. Através dele, os estudantes podem concorrer a vagas em cursos de graduação oferecidos pelas universidades e institutos federais de todo o país.

A inscrição no SiSU é feita de forma online, e os candidatos podem escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência. Durante o período de inscrição SISU 2024, o sistema atualiza diariamente as notas de corte, que são a pontuação mínima necessária para garantir uma vaga em determinado curso. Com base nessas informações, o estudante pode optar por alterar suas escolhas ou permanecer na disputa dos cursos selecionados.

Quantas vezes posso participar do SiSU?

O SiSU é realizado duas vezes ao ano, geralmente no início do primeiro e segundo semestre letivo. Portanto, os estudantes têm duas oportunidades para participar do processo seletivo do SiSU em cada ano.

Além disso, não há um limite de vezes que um estudante pode se inscrever no SiSU ao longo da sua vida acadêmica. Isso significa que é possível participar do SiSU quantas vezes desejar, desde que cumpra os requisitos necessários, como ter realizado o Enem no ano correspondente e não ter sido selecionado em nenhuma chamada anterior.

É importante ressaltar que o SiSU é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública, pois permite concorrer a vagas em instituições renomadas e reconhecidas pelo MEC. Além disso, o processo seletivo é totalmente gratuito e realizado de forma transparente, garantindo igualdade de oportunidades para todos os candidatos.

Passo a passo para participar do SiSU

Para participar do SiSU, é necessário seguir alguns passos importantes. Confira abaixo um passo a passo simplificado:

  • Faça sua inscrição no site oficial do SiSU.
  • Informe o número de inscrição e a senha do Enem do ano correspondente.
  • Escolha até duas opções de cursos, em ordem de preferência.
  • Acompanhe a atualização das notas de corte e, se desejar, altere suas escolhas.
  • Aguarde a divulgação do resultado e consulte sua classificação.
  • Caso seja selecionado, realize a matrícula na instituição de ensino.

Vale destacar que cada instituição de ensino pode ter regras e critérios específicos para a matrícula, por isso é importante ficar atento aos prazos e documentação exigida.

O SiSU é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública. Com o SiSU, é possível concorrer a vagas em instituições renomadas de todo o país, utilizando a nota obtida no Enem como critério de seleção.

Quantas vezes você pode fazer o SiSU? Não há um limite definido, os estudantes podem participar do processo seletivo quantas vezes desejarem, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo programa. Fique atento aos prazos de inscrição e acompanhe as atualizações das notas de corte para aumentar suas chances de ser selecionado.

Portanto, se você está se preparando para realizar o Enem, saiba que o SiSU pode ser uma excelente alternativa para ingressar em uma universidade pública de qualidade. Aproveite as oportunidades oferecidas pelo programa e busque alcançar seus objetivos acadêmicos. Boa sorte!

Não se desespere! Aprenda aqui a pagar seu imposto veicular atrasado

Se você simplesmente estava com a cabeça na lua e esqueceu ou teve problemas ao pagar o seu IPVA na data correta, não se desespere. Aprenda aqui a pagar o seu IPVA Rio de Janeiro atrasado corretamente, obviamente, com juros, infelizmente. Primeiramente precisara entrar no site da secretaria do seu estado, no exemplo abaixo eu passarei a do estado de SP http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ atrasar seu IPVA vai lhe custar um acréscimo de multa de (20%) mais juros de 1% ao mês.

O próprio programa de geração de guia já calcula o valor dos juros e multa e emite o boleto com o valor atualizado, portanto fique tranquilo que o programa gerará a fatura corretamente para você, é só preencher os dados acima no link passado anteriormente corretamente e esperar.

O IPVA é a maior dívida de uma pessoa que tem um automóvel, por isso tem que tomar cuidado e economizar sempre o seu dinheiro para pagar sempre o IPVA em dia, pois depois que passa da data correta é difícil pagar com poucos juros, e os juros como citados acima são enormes 20%, portanto fique sempre de olho na data de vencimento da fatura de seu IPVA e faça os passos descritos acima no link tranquilamente.

Quando for adquirir um automóvel também é necessário ver se o mesmo tem o IPVA pago dos anos anteriores, pois você poderá ter uma bela dor de cabeça se não verificar isso e passar o veículo no seu nome, será uma despesa a mais desnecessária.

Dicas de aprovação no exame para tirar a CNH

Tirar a CNH (Carteira nacional de Habilitação) é um momento especial para muitas pessoas, e para que isso seja possível e necessário ser aprovado em uma série de testes, são eles:

  • Exame psicotécnico: Nessa etapa o aluno passara por uma prova para testar se o mesmo está preparado mentalmente e psicologicamente para sentar atrás de uma direção e conduzir qualquer tipo de veículo automotor;
  • Aulas teóricas: Após o exame psicotécnico (caso aprovado) o aluno estará apto a dar continuidade em sua CNH assim iniciando as aulas teóricas, na mesma o aluno irá aprender os sinais de transito, respeitar pedestres, as leis de transito e as multas que são aplicadas caso seja desrespeitada, até a pontuação que será penalizada em sua futura habilitação caso isso ocorra.
  • Prova Teórica: Após todas a noção de trânsito, sinais, placas e etc. O candidato irá ser avaliado em mais uma prova, dessa vez a prova teórica. Nessa o mesmo irá responder 30 questões de múltipla escolha onde apenas uma resposta e a correta, essa prova irá testar se o aluno absorveu mesmo os conhecimentos passados em aula.

É recomendado antes de ir para esta avaliação resolver alguns simulados online que seja, para realmente testar ser você está preparado para responder ao menos 21 questões corretas das 30 que serão propostas na prova. Essas questões podem não ser as mesmas da prova física, realizada no Detran, porem certamente irá ajudar você ficar mais confiante e estudar para esse momento.

Indica-se também no dia anterior da prova dar uma revisada no conteúdo e ter uma boa noite de sono, no dia da prova certifique-se de levar canetas das cores, azul ou preta, e também uma garrafinha de agua caso sinta cede durante o processo. Não esquece de levar um documento com foto, esse não pode estar danificado, no caso de identidades, elas não podem estar abertas e nem com a plastificação aberta.

Caso você não tenha condições de efetuar o pagamento para tirar sua CNH, o qual é bastante alto, poderá contar com o programa CNH Social 2024 oferecido pelo Detran de alguns estados, como: RS, RJ, SP, BA, MG, ES, PB, entre outros. Verifique junto ao Detran da sua região se esse benefício está disponível a você.

Aulas Práticas

Nas aulas práticas você finalmente pegara no volante do um automóvel ou pilotara uma moto, isso claro, se você atingiu o número mínimo de acertos na prova teórica (esse número e de 21 perguntas de 30, um número relativamente fácil para quem realmente estudou).

O Aluno percorrera várias ruas de sua cidade, fazendo as mais diversas manobras, que são simples para motoristas já habilitados e experientes, convenções a esquerda e direita, arrancar e parar em sinaleiras, em ruas inclinadas, troca de marcha sem dar tranco no veículo e a tão temida baliza, onde o indivíduo simula estacionar o veículo da auto escola entre outros 2 veículos, para realizar essa tarefa ele tem um tempo pré-estipulado pelo seus instrutor.

Prova Pratica

Quem irá avaliar o aluno não será seu professor, o mesmo só apenas irá lhe informar se você está apto ou não a realizar a prova, independente de sim ou não o aluno tem o direto de escolher entre fazer mais aulas (práticas nesse caso) ou ir pra a provar de qualquer forma.

No dia da prova um fiscal do órgão irá lhe, esse irá de carona no veículo e no percurso irá solicitar as mais diversas manobras, conversões e também avaliar seu desempenho na baliza.

O candidato pode perder no máximo 3 pontos nesse processo, caso contrário o mesmo será forçado fazer novamente a prova, e pagar um valor consideravelmente baixo, para realizar novamente o processo.

Programa Social com intuito de combater a fome e pobreza auxilia milhões de famílias brasileiras

O programa do Bolsa Família já beneficiou milhares de famílias brasileiras, todos os meses diversas famílias possuem dificuldades para saber o saldo bolsa família, por isso, resolvemos explicar passo a passo como consultar saldo bolsa família.

Antes de tudo, as famílias beneficiadas precisam manter todos os cadastros atualizados, inclusive o Cadastro Único (CADÚnico). A data de pagamento do benefício segue as regras do calendário Bolsa Família, que é controlado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e divulgado nas agências da Caixa. Além disso, o valor do Bolsa Família varia de acordo com o tipo de benefício no qual a família foi cadastrada.

Clique aqui e saiba qual valor que você receberá pelo benefício.

Consultar Saldo Bolsa Família Online

Através do Sibec (sistema de benefícios ao cidadão) é possível consultar saldo Bolsa Família online, basta acessar o site https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp, clicar na opção “Consulta Benefícios por Família” e insira o número do NIS e o nome do responsável legal do benefício.

Vale ressaltar que a consulta pode ser realizada por UF, município e também por família, sendo essa a mais recomendada.

Consultar Saldo pelo Cartão Cidadão

Além da consulta pela internet, é possível consultar o saldo do Bolsa Família através do cartão cidadão, basta se dirigir a uma lotérica ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Além disso, com o cartão cidadão é possível consultar outros diversos tipos de benefícios, como seguro desemprego, FGTS, PIS, Bolsa Família e muitos outros.

Consultar Saldo pelo Cartão Bolsa Família

As famílias que já recebem o benefício utilizando o cartão Bolsa Família, também podem consultar o saldo utilizando o mesmo cartão, basta ir até um caixa eletrônico da Caixa Econômica ou a uma lotérica e tirar o saldo do Bolsa Família.

Consultar Saldo pela Conta Corrente

Diversas famílias optam por receber o benefício do Bolsa Família diretamente na conta corrente da Caixa, o que pode ser muito prático. Nesses casos, o saldo do Bolsa Família pode ser visualizado no próprio extrato bancário da conta. Se você ainda possui alguma dúvida, você pode se dirigir a uma agência da Caixa ou ligar gratuitamente para os telefones 0800 707 2003 (MDS) ou 0800 726 0101 (Caixa Econômica Federal).

Inscrições FIES em breve estarão abertas

As inscrições FIES 2024, em breve estarão abertas para que os estudantes possam ter a chance de financiar seus estudos. Para financiar seus estudos por meio do FIES, você deve realizar as inscrições FIES 2024. Abaixo, confira mais informações sobre!

FIES 2024

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2024, é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de gerar ainda mais oportunidades aos jovens que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos de um cursos superior pago.

Por meio deste fundo de financiamento, o estudante tem a chance de financiar o valor do seu curso e só depois de alguns meses após o termino do curso, é que ele começa a pagar. Porém, em cima do valor pago irá correr juros.

Além disso, durante todo o período de curso em cada três meses o estudante deve pagar uma taxa no valor de R$150,00.

Abaixo, mais informações sobre o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES!

Quais são os requisitos do FIES 2024?

Assim como todos os programas do Governo Federal, o FIES possui sua lista de critérios, onde apenas aqueles que estiverem encaixados neles poderão realizar as inscrições FIES 2024.

A seguir, você confere as novas regras FIES 2024:

  • O estudante deverá ter realizado o ENEM 2018;
  • Obtido média acima de 450 de pontuação;
  • Não ter zerado a redação;
  • Possuir renda máxima de até 5 salários nacionais por componente familiar;
  • Ser pré-selecionado pelo processo seletivo realizado pelo MEC.

Esses são os requisitos cobrados pelo MEC aos estudantes que estão interessados em realizar as inscrições FIES 2024.

Quem NÃO pode se inscrever no FIES?

Mesmo já sendo do seu conhecimento, é importante lembrar que o FIES é um programa destinado exclusivamente para as pessoas de baixa renda. Ou seja, aqueles que estiverem enquadrados em um dos pontos mencionados a seguir, não poderá realizar as inscrições FIES 2024:

  • Estudantes com bolsa integral do ProUni;
  • Estudantes que já tenham diploma do ensino superior;
  • Estudantes que não estejam matriculados na instituição de ensino, ou que estejam com a matrícula trancada;
  • Estudantes com renda familiar média acima de 3 salários mínimos por pessoa e acima de 5 no máximo para o P-Fies;
  • Estudantes que não participaram do ENEM;
  • Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, mas tiveram nota inferior à 450 pontos, ou que tenham zerado a nota da redação.

Inscrições FIES 2024

Ciente das regras do FIES, chegou a hora de realizar sua inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil. Esse procedimento é realizado unicamente pela internet, através do site oficial do MEC.

A seguir, você confere como funciona:

Passo 1

Acesse o site➟ Clicando aqui;

Passo 2

Clique na opção “Fazer minha inscrição”;

Passo 3

Neste terceiro passo, você deverá informar:

  • CPF;
  • Data de nascimento.

Passo 4

Após isso, preencha corretamente os campos em aberto com todos os dados solicitados pela página.

Com as inscrições FIES 2024 realizada, basta apenas esperar o resultado.

Resultado do FIES 2024

O resultado do FIES é divulgado em seu site oficial. Para a edição 2024, a data ainda não foi estipulada. Assim que obtivermos essa informação, voltaremos a atualizar este post.

Assim que divulgada a data para o início das inscrições, assim como também o resultado, voltaremos para lhe informar!

 

Benefício anual pago aos servidores públicos

O benefício do PASEP é pago ao servidor público de acordo com as datas definidas no calendário PASEP 2024. Se você é servidor público e quer saber mais sobre o calendário PASEP 2024 continue acompanhando todas as informações a seguir e não perca os prazos de pagamento!

O Programa de Formação de Patrimônio do Servidor público ou PASEP tem funcionamento semelhante ao PIS. É considerado pelo servidor público também como um 14º salário.

O objetivo principal para a criação deste programa foi de estender os benefícios aos funcionários públicos, da mesma maneira que acontece no setor privado.

Esse benefício é pago anualmente em forma de dinheiro depositado diretamente na conta do trabalhador. O banco responsável por esses pagamentos é o Banco do Brasil. Se você ficou interessado e quer saber mais informações, continue acompanhando esse artigo.

Qual a utilidade do calendário PASEP 2024 e quem pode receber esse benefício?

Todas as informações que estão contidas no calendário PASEP 2024 dizem respeito as datas de pagamento do benefício do PASEP. Portanto, esse calendário só será útil para quem for beneficiário.

Não é qualquer funcionário público que pode receber o PASEP, existem requisitos para o seu pagamento. Veja a seguir se você atende a todos eles:

  • Possuir cadastro no PASEP por pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido uma renda mensal no ano de 2023 no valor de até 2 salários mínimos;
  • Ter cumprido jornada de trabalho no ano anterior de no mínimo 30 dias, sejam eles consecutivos ou não;
  • Ter as informações pessoais devidamente atualizadas no RAIS ou Relação Anual de Informações Sociais.

Qualquer informação prestada ao Governo é feita pelo órgão público que você trabalha, então se tiver alguma dúvida se informa com o setor responsável pelo cadastro.

Quem faz o cadastro do trabalhador no PASEP?

Até o dia 20 de janeiro do ano subsequente, o órgão público deve entregar todos os formulários de inscrições de seus servidores ao Governo.

Quem faz o cadastro do servidor é o setor responsável do órgão que ele trabalha.

Depois que a empresa realiza o cadastro desse servidor, ele poderá consultar o calendário PASEP 2024 para saber quando será o pagamento do seu benefício.

Como é realizado o cadastro das entidades públicas no PASEP?

As entidades públicas que não possuem cadastro no PASEP e que gostariam de se cadastrar, deve seguir alguns procedimentos simples.

O primeiro deles é fazer a emissão de uma carta por escrito e entregar em uma agência do Banco do Brasil. Nesta carta deverão estar contidas algumas informações importantes como:

  • Data de início das atividades de trabalho;
  • Número do CNPJ;
  • Endereço, CEP, telefone e e-mail;
  • Nome completo da Razão Social.

Tabela com os valores do PASEP

Os valores do PASEP 2024 pode variar de acordo com o tempo trabalhado pelo servidor em 2023. A única certeza para todos é de que esse valor não pode ultrapassar a um salário mínimo.

A tabela com os valores e a quantidade de dias de 2024 ainda não foi divulgada oficialmente. Será preciso aguardar um pouco mais.

Como consultar o calendário PASEP 2024

O calendário PASEP 2024 pode ser consultado por todos os servidores que forem beneficiários desse programa.

Confira abaixo o calendário do primeiro semestre de 2022 enquanto o calendário de 2024 não é divulgado.

Regras da aposentadoria do Professor

Se você trabalha na área da educação e deseja saber como funciona a aposentadoria do professor 2022 acompanhe o post a seguir que trás uma serie de informações sobre o assunto. Existem algumas regras que devem ser levadas em consideração quando o assunto é a aposentadoria do professor 2022, a seguir iremos conferir mais sobre o assunto.

A aposentadoria do professor 2022 é um benefício previdenciário garantido a milhares de trabalhadores, a seguir veremos como solicitar esse benefício.

Aposentadoria do professor

Se você é um profissional da área da educação e atua como professor é importante que conheça as regras referentes a aposentadoria INSS 2022.

A aposentadoria do professor 2022 é um benefício liberado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para profissionais da área que contribuirão de acordo com as regras do INSS, e a seguir poderemos conferir com mais detalhes quais são essas regras.

Requisitos aposentadoria do professor

O trabalhador que deseja requerer o benefício da aposentadoria do professor 2022 deve possuir obrigatoriamente os seguintes requisitos:

  • Tempo total de contribuição no INSS em funções de magistério:
    • 30 anos para homem;
    • 25 anos para mulher.
  • Tempo efetivamente trabalhado de 180 meses (carência obrigatória).

Documentos para solicitar a aposentadoria do professor

Para que seja possível realizar o seu atendimento junto as agências do INSS é preciso apresentar obrigatoriamente um documento de identificação com foto e o seu CPF.

Para que o processo de solicitação que o benefício da Previdência Social para professores seja agilizado tenha ainda documentos que possam comprovar o seu tempo de trabalho como professor, entre esses documentos você pode apresentar:

  • Carteira profissional;
  • Carnês de contribuição;
  • Comprovantes de pagamento ao INSS.

A seguir veremos como proceder para agendar a sua visita ao INSS para dar entrada em sua aposentadoria de professor, acompanhe!

Como agendar a aposentadoria do professor?

Você pode realizar o agendamento no INSS para solicitar a sua aposentadoria do professor 2022 por meio da internet, veja como realizar esse processo no passo a passo que preparamos:

  • Acesse o site do INSS clicando aqui;
  • Clique em Agendar.
  • Preencha as informações solicitadas no formulário para realizar o seu login;
  • Preencha os dados de agendamento da solicitação da aposentadoria do professor;
  • Conclua o agendamento.

Após concluir o seu Agendamento INSS, basta aguardar a data escolhida para comparecer ao INSS com toda a documentação citada anteriormente para dar entrada na sua aposentadoria do professor.

Contato INSS aposentadoria do professor

Se você ainda possui dúvidas sobre a aposentadoria do professor 2022 ou deseja realizar o seu agendamento por meio de uma ligação basta entrar em contato por meio do número a seguir:

  • Telefone INSS: 135

Agora que você já possui as informações necessárias para dar entrada na solicitação da sua aposentadoria do professor basta seguir as dicas conferidas aqui para solicitar o seu benefício.

Novas datas de pagamento do PIS

Com a recente crise econômica que o Brasil vem enfrentando, o governo Federal teve a necessidade urgente de cortar gastos para terminar o ano dentro do ajuste fiscal proposto pelo congresso através da lei do orçamento. Isso acabou impactando diretamente no trabalhador brasileiro através das mudanças das datas de pagamento do PIS do período de 2022, que foi esticada até a metade de 2022.

Na prática isso funciona como uma manobra fiscal, para protelar metade dos gastos que o Governo Federal teria com o pagamento do benefício, fazendo com que esse fosse pago no calendário do primeiro semestre de 2022. Reduzindo os gastos com o pagamento do PIS em 2022, o Estado espera economizar parte do dinheiro necessário para o ajuste de suas contas em 2022. Isso, contudo, não isenta o Governo, que terá de pagar a outra metade dos benefícios em 2022, o que significa que as despesas com pagamento do PIS em 2022 serão maiores. Nesse caso o Governo só estaria empurrando o problema com a barriga.

Como fica o calendário PIS 2022

Com essa decisão, há uma mudança forte no calendário de pagamentos do PIS ao invés de serem pagos durante um semestre, os benefícios serão pagos ao longo de um ano inteiro. Confira abaixo a tabela PIS 2022.

Nesse cenário, o trabalhador será extremamente prejudicado. Os últimos beneficiários, do final da tabela, ficarão até 18 meses sem receber o abono, quando em situação normal, o trabalhador levaria até 12 meses para receber o benefício.

Como receber o PIS

A forma de pagamento do PIS varia de acordo com a situação do trabalhador. Se você for correntista da Caixa Econômica Federal, o valor do PIS cai diretamente na sua conta. Caso você não possua conta corrente no banco, o saque deverá ser feito nos caixas da Caixa usando o Cartão do Cidadão. Esse documento também pode ser usado para consultar o saldo do PIS no caixa eletrônico ou mesmo pela internet, onde, através do portal do Cidadão da Caixa, é possível consultar com esse cartão dados como o valor do PIS, datas de pagamento do abono salarial, situação referente ao Seguro Desemprego, bem como suas datas de recebimento, e até o recebimento do Bolsa Família.

Novas regras para o Abono Salarial

No início do ano foi proposta uma mudança na regra para recebimento do PIS através de uma medida provisória. Nessa nova regra, o trabalhador teria que ter trabalhado por pelo menos 6 meses para ter direito de receber o benefício. Além disso, o benefício seria proporcional ao tempo de serviço, isso é, para ter direito ao benefício integral, o trabalhador teria que ter trabalhado durante 12 meses consecutivos. Isso afetaria diretamente trabalhadores sazonais, como pescadores, trabalhadores do campo, ou empregos criados especificamente para certas datas do comércio. Essa medida provisória foi vetada pelo Senado, valendo ainda a regra antiga. Pela regra antiga, o empregado precisa ter de trabalhar por somente 30 dias consecutivos no ano para ter direito a receber o Abono Salarial.

Como conseguir uma bolsa no Educa Mais Brasil?

Você já ouviu falar no Educa Mais Brasil? O Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa do Governo Federal que oferta bolsas de estudo em instituições particulares com até 70% de desconto. Muitos jovens e adultos se beneficiam do programa para garantir sua graduação com qualidade de ensino. Quer saber como conseguir uma bolsa no Educa Mais Brasil? Então, continue lendo.

O que é o Educa Mais Brasil?

Há anos a iniciativa vem proporcionando oportunidades de ensino de qualidade reconhecida pelo MEC para jovens e adultos brasileiros através de parcerias com instituições de ensino ao redor de todo o país. Muita gente não sabe, porém, a oferta de bolsas do programa é aplicada tanto para o ensino presencial quanto o ensino a distância, por meio do Educa Mais Brasil EAD 2022.

Cursos preparatórios, graduação, curso técnico, EAD, pré-vestibular, EJA, cursos livres, idiomas, entre outros, fazem parte do leque de vagas do programa. Mais de 450 mil alunos por todo o território nacional já se utilizaram do projeto.

Os benefícios do Educa Mais Brasil, além dos já mencionados, têm efeito a longo prazo. Com a formação de qualidade dos estudantes de hoje teremos um mercado de trabalho formado por bons profissionais. O cenário do país pode ser modificado!

Quem pode se beneficiar?

O Educa Mais Brasil visa beneficiar qualquer pessoa que não possa pagar mensalidades integrais. O programa já auxiliou centenas de estudantes a concretizar o sonho de se capacitar profissionalmente. Ao realizar sua matrícula, você fornecerá dados pessoais e socioeconômicos.

Através das informações que você fornecer, o sistema avaliará se os critérios necessários foram preenchidos. Depois é só finalizar o processo de cadastramento.

Como posso conseguir uma bolsa?

Além do programa, você também pode concorrer a vagas em qualquer instituição através dos vestibulares que acontecem anualmente.

Para fazer parte do projeto, você deve acessar o site do Educa Mais Brasil e encontrar o curso ou faculdade que você preferir. As parcerias são numerosas. Em seguida, visualize as bolsas disponíveis e selecione a que for mais viável para a sua renda.

A inscrição é gratuita, entretanto, para garantir a sua vaga você deve efetuar o pagamento do valor correspondente à sua primeira mensalidade de forma integral. É possível pagar através de boleto bancário ou cartão de crédito. Depois disso, imprima sua carta de aprovação e se dirija à instituição selecionada para realizar a matrícula. É muito simples!